• (51) 3398-0444

Implantes dentários são raízes artificiais de titânio instaladas por uma cirurgia simples, rápida e indolor para substituir dentes perdidos. Aqui no Centro Odontológico R8 você encontra as melhores técnicas para renovar o seu sorriso, conheça nossas formas de tratamento:

Implante Unitário

Após a perda de um dente, a melhor opção para a substituição é por meio de um implante dentário. O implante apresenta diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, entre elas:

– Os dentes vizinhos permanecem intactos;
– O dente é preso somente no implante o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural;
– Resultados estéticos e funcionais excelentes;
– Rapidez e praticidade no tratamento pois as peças utilizadas são pré-fabricadas;
– Não sofre de doenças como cáries e infiltrações;
– Em alguns casos é possível instalar um dente provisório logo em seguida da colocação do implante (Carga Imediata);
– A instalação de um implante paralisa o processo de atrofia óssea que ocorre em regiões desdentadas.

Em quanto tempo eu coloco o dente?

O implante leva em média de 3 a 6 meses para a osseointegração, porém se houver um travamento adequado podemos realizar um procedimento que chamamos de carga imediata que permite que seja colocado um dente provisório no mesmo dia da cirurgia do implante.

Implante únitário

Implante unitário com carga imediata

Tipo Overdenture

Com os avanços da odontologia moderna, a utilização de dentaduras desconfortáveis tornou-se coisa do passado. De acordo com os dentistas, não é mais necessário passar por todos os inconvenientes e transtornos causados por esta peça, pois já é possível substituí-la pelos implantes.

Este tipo de tratamento conhecido como protocolo branemark é a solução definitiva para quem busca conforto e segurança na hora de falar, mastigar e sorrir. Além disso, o paciente terá sua autoestima elevada ao ver-se no espelho com um sorriso esteticamente belo e atraente.

O que é um protocolo?

Protocolo é o tratamento que possibilita a partir dos implantes dentários reabilitar pacientes desdentados para uma situação de prótese fixa. Por ser um procedimento complexo, deve ser realizado por um dentista especializado em implantes, que irá garantir a segurança no ato cirúrgico e o conforto no pós-operatório.

Como é feito a reabilitação com um Protocolo?

Depois de instalar os Implantes, (Veja o video), o cirurgião-dentista irá fixar a prótese sobre os Implantes já cicatrizados. Este período irá variar, de paciente para paciente, e dependendo de condições específicas a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento (chamamos de implante com carga imediata).

implante-tipo-protocolo

Protocolo sobre implantes

Overdenture

A Overdenture é uma prótese de simples confecção, instalada sobre dois ou quatro pinos de titânio, dando condições adequadas de retenção e segurança na fixação. É uma prótese removível, de todos os dentes, que tem uma segurança maior de fixação do que uma prótese convencional (dentadura), pois é fixada sobre os pinos de implantes.

Indicações da overdenture?

Este processo é indicado principalmente para pessoas com dificuldades em manter dentaduras instáveis, que se movem, o encaixe existente entre o implante dental e a overdenture, propicia que o paciente tenha facilidade para remover a dentadura no momento da higienização, e quando a mantém no interior da boca, esta, permanece fixa dando maior comodidade ao paciente.

overdenture

Como é a manutenção das overdentures?

Todos os implantes devem ser bem higienizados pois, vale lembrar que eles são integrados no osso. Isso significa que o cuidado deve ser tomado para evitar qualquer infecção ou inflamação em torno de todos os implantes, pois isso pode fazer com que o osso circundante reabsorva, o que poderia, eventualmente, afrouxar e até soltar os implantes.

As chances dessa situação acontecer podem ser diminuídas, com consultas regulares a seu dentista, e também com a limpeza efetiva da overdenture e dos implantes todo dia (contamos com um treinamento que é feito após a instalação da overdenture). Isto deve envolver uso de fio dental ao redor dos implantes, escovas especiais interdentais e jatos de água pressurizados.

Overdenture Clip

Ponte Fixa Sobre Implante

Em casos de perdas parciais de um ou mais dentes podem ser utilizadas próteses unitárias ou parciais fixas sobre implantes, substituindo com eficácia cada dente perdido e restabelecendo as funções mastigatórias do paciente. É importante decidir junto com o dentista qual o melhor material para se confeccionar a prótese.

Durante o tratamento existe a possibilidade de utilização de próteses provisórias, dependendo das condições locais e clínicas durante a colocação dos implantes o que deve ser avaliado a critério do cirurgião dentista.

ponte-fixa-sobre

Prótese Fixa Sobre Implante

Perguntas Frequentes sobre implante

Sou candidato a implante dentário?

Se lhe faltam um ou mais dentes, então você pode ser um candidato a implante dentário. Seu dentista tem condições de discutir sua situação clínica individual. Os implantes dentários permitirão que você sorria, fale e coma com confiança e conforto.

E se eu fumar?

O tabagismo é um fator de risco, entretanto, isso não impede que fumantes tenham implantes colocados e restaurados com sucesso. Você pode conversar com um de nossos especialistas para informações mais específicas relacionadas com suas necessidades dentais e os efeitos do tabagismo.

Quanta dor devo sofrer?

Comumente de mínima a nenhuma. Enquanto estiver sendo submetido ao tratamento, você receberá anestesia local. (Alguns dentistas podem optar por outras formas de anestesia). Você pode ter dores pós-cirúrgicas leves por até 72 horas. Com a medicação e os cuidados pós operatórios adequados a dor é completamente controlada.

Quanto tempo é necessário para o procedimento de implante?

A colocação de implante dentário é comumente concluída em menos de uma hora em consultório com anestesia local. O implante tem, então, um período de cicatrização com o osso por um mínimo de oito semanas. Sempre que possível, o cirurgião dentista colocará uma prótese provisória (Carga Imediata) para manter o equilíbrio estético e funcional. Após uma semana, você retorna à clínica para o controle pós-operatório e a remoção da sutura.

Em quanto tempo cicatriza?

Em geral, leva-se de 3 a 4 meses para que o implante cicatrize antes da colocação do dente definitivo por meio de um processo denominado osseointegração. Neste período de cicatrização, o paciente pode utilizar uma prótese provisória fixa ou removível.

O que é osseointegração?

É o processo pelo qual o implante se integra ao osso, apresentando-se fixo, sem mobilidade ou sintomas durante as forças mastigatórias. Em geral, a fase da osseointegração dura de 3 a 4 meses e a prótese é concluída no prazo de 1 mês. O tempo de espera da osseointegração vem diminuindo com o avanço das características dos implantes.

O que é um enxerto ósseo?

Por perderem os dentes ao longo dos anos, é comum as pessoas perderem também o volume e a qualuidade óssea. Em consequência disso, a gengiva também diminui. Para sanar esse problema, pode-se recorrer a enxertos ósseos ou de tecido gengival.

O cirurgião-dentista, para o enxerto, pode retirar ossos de uma área apropriada (mandíbula, por exemplo) do próprio paciente ou utilizar material comercializado para esta finalidade.

Eu preciso de enxerto?

Muitas vezes devido a perda dos dentes, a estrutura óssea perde volume e qualidade. Devido a isso o precedimento de enxerto ósseo se faz necessário. A partir de uma análise criteriosa o especialista pode indicar a melhor opção para o tratamento.

O implante pode ser rejeitado pelo organismo?

O implante é fabricado de liga cirúrgica de titânio que é um material biocompatível. Entretanto, existe uma ligeira possibilidade de que não se integre no osso. Se isso ocorrer, o implante seria substituído por outro sem problema algum. A taxa de sucesso dos implantes dentários é muito alta, por isso se torna um procedimento completamente seguro.

Do que é feito o dente?

A escolha do material da prótese deve ser feita em conjunto entre o dentista e paciente.
O tratamento com implantes é a principal forma de reabilitação estética e funcional de pacientes que perderam seus dentes. Decorrido o tempo determinado pelo cirurgião após a realização dos implantes a prótese pode ser realizada. A prótese é parafusada sobre os implantes para garantir a fixação.

Existem alguns materiais de eleição para a prótese:

Porcelana Pura (metal-free): Zircônia e Emax;

Metalocerâmica (Porcelana + Metal);

Resina.

Recomendações Pré Cirurgicas

Alimentação

– Refeição leve a base de frutas, sucos, torradas, sopas, etc., duas horas antes da cirurgia;
– Evite ingerir leite ou derivados;
– Evite ingerir café ou outra bebida que contenha algum estimulante.

Cuidados

– Evitar bebidas alcoólicas, antes e após a intervenção cirúrgica;
– Não dirigir automóvel no dia e após a intervenção;
– Evitar medicamentos que contenham Ácido Acetilsalicílico por pelo menos 4 dias antes da intervenção, por exemplo: AAS, Aspirina, Melhoral, Aspirina C, Buferin, Coristina D, Doloxene A, Doril, Engov, Sonrisol, Superist…

Medicação

– Tomar cuidadosamente os medicamentos conforme a prescrição recebida na clínica;
– Trazer os medicamentos prescritos consigo no dia da intervenção (quando receitados).

Recomendações

– Usar roupas confortáveis no dia e hora da intervenção;
– Descansar bem a noite anterior à intervenção;
– Evitar o uso de joias e maquilagem.

Instruções e cuidados pós operatório

Alimentação

Nas primeiras 48h, deve ser líquida ou pastosa, e sempre fria. Durante a primeira semana, deve-se evitar alimentos duros e muito quentes, bem como líquidos quentes. Não mastigue sobre a área operada.

Anestesia

Não fique mordiscando ou apertando os lábios e língua, pois poderá feri-los gravemente sem se dar conta.

Hemorragia

O Local da cirurgia foi suturado. É normal um pequeno sangramento. Para evitar um sangramento anormal é recomendado não fazer bochechos de espécie alguma nos primeiros dias.

Bolsa de Gelo

Aplicar bolsa de gelo sobre a bochecha no local operado durante as primeiras cinco horas. Aplique por 5 minutos e descanse 1 minuto, alternadamente.

Dor

Dor leve e moderada é normal nos primeiros dias. Deve passar com o medicamento indicado. No caso de dor intensa, contínua e pulsátil, procure-nos.

Edema/Hematoma

São reações normais que podem ocorrer nos primeiros dias e devem ser controladas com o medicamento indicado. Se persistir, procure-nos.

Higienização

Mantenha a higiene bucal rigorosa escovando os dentes das áreas não envolvidas na cirurgia, higienizando a área operada com gaze embebida em soro fisiológico ou antisséptico oral.

Medicação

Tome corretamente a medicação prescrita nos horários indicados. Não se automedique.

Retorno

Não se esqueça de voltar ao consultório no dia marcado para remoção de pontos e controle.